Blogs do ano? Vou ali rir

By Vera Carregueira - 14:20


Já estão a votação os blogs da 2.ª edição dos Blogs do Ano, é esta uma iniciativa do grupo Media Capital, dona da TVI, o que só por si explica muita coisa. Poderão perguntar-se se será dor de cotovelo, dificilmente já que este blog foi criado a semana passada e o meu Crónicas nem sequer se insere em qualquer categoria. A cultura não merece destaque.

O que a mim me irrita nem é tanto o facto de serem sites e não blogues, uma vez que estão em constante actualização é de facto considerado blog. Só que não o são. 

Blog é a contração de duas palavras inglesas web e log que significa diário em rede ou seja é um sítio electrónico de actualização rápida através de artigos ou posts. Um blogue pode ser escrito por uma ou mais pessoas dependendo da forma como está organizado e terá um tema específico ou pode ser generalista. Regra geral o blogue é um sitio mais ou menos pessoal onde o autor poderá fornecer informação específica ou opinião pessoal. Acho que não falhei na definição do que é um blogue.

Então Vera, o que te incomoda afinal? O que me incomoda é que em primeiro lugar vários dos nomeados estão directa ou indirectamente ligados à TVI, como é o caso da maquilhadora Inês Franco e da actriz Jessica Athayde (do blogue Jesse James). Em segundo lugar e para mim o mais grave é o facto de muitos destes blogues serem na verdade geridos por agências de comunicação e/ou terem toda uma equipa a trabalhar por trás. Lembro-me de uma vez ver uma reportagem onde foram entrevistados alguns "bloggers" famosos. Cláudio Ramos dizia ser facílimo ter tudo de graças e chegava a recusar ofertas incluindo viagens. Vanessa Martins do blog Frederica falava da sua equipa, de como tinha de ganhar para pagar os ordenados e que recebia pela publicidade que fazia, então a equipa tinha entre outros num gestor de conteúdo que escrevia os artigos, por favor digam-me que detectaram o erro nesta frase. 

Pois esse é realmente o meu problema, um blog para mim tem de ser algo que nós criamos para um determinado público alvo, a partir do momento em que se contrata alguém para escrever o conteúdo de algo que nós damos a cara deixa de ser nosso. Ou não? Não consigo encarar essas pessoas como bloggers mas antes como a imagem de determinado blog. São profissionais porque têm dinheiro para investir e sendo uma figura já conhecida do público é mais fácil as marcas apostar nessas pessoas.

Ora quantas marcas apostam em blogues com 50 seguidores e 300 Gostos no Facebook? Vá é raro e é normal que não o façam. Mas garanto que existem blogues com milhares de seguidores e dezenas de milhares de Gostos em páginas de Facebook que enfrentam igualmente problemas em conseguir patrocínios de marcas, muitas achando que dando meia duzia de produtos que cala a boca do blogger, ou que este está a ser bastante privilegiado.

Vá lá gente, ninguém come maquilhagem, nem livros, nem telemóveis (ah espera o pessoal da tecnologia é ainda pior já que só pode testar os equipamentos não podendo ficar com eles). Enquanto se continuar a projectar actores ou jornalistas os verdadeiros criadores de conteúdos e verdadeiros merecedores de reconhecimento ficam fora das luzes da ribalta.

Já chega de afagar egos! Sou a favor de blogues reais, de pessoas reais. Desde que tenham uma voz activa e cheguem a massas, para mim já são vencedores.

  • Share:

You Might Also Like

15 comentários

  1. Concordo com tudo o que dizes. ;)

    Beijinhos*

    http://beyoubest.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Palmas!!!!! Nem é preciso dizer mais nada, a maioria das pessoas que estão lá são mesmo isso, tenho mesmo pena que eles não façam uma melhor seleção! No entanto o Miguel do blog Pieces of me foi selecionado e aprovo muito a escolha! Ele tem um talento enorme! kiss^^

    Patsilvarte : blog | youtube

    ResponderEliminar
  3. Olá Vera! :)

    Por um lado acho bom existir um evento que se lembra dos bloggers, algo que nem sequer existia à 2 anos atrás, quando já há bloggers com 4/5 anos de blog... Mas concordo com a tua opinião, deviam de incluir não só bloggers que são geridos por agências e que já são figuras públicas, mas também bloggers que têm já blogs com leitores fieis e que não são necessariamente figuras públicas :)

    Beijinhos Vera!

    http://marciabotelhomakeup.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia,

      Apesar deste blog ser "recém-nascido" já sou blogger há 11 anos, alguns projectos foram caindo pelo caminho e acabei por ficar com o Crónicas, um blog maioritariamente literário e agora este com um toque mais pessoal. Não tenho nem nunca almejei ter o reconhecimento de grandes bloggers mas conheço muitos com mais valor que alguns dos nomeados.
      É lamentável que as figuras públicas sejam destacadas deixando vários bloggers com anos de trabalho duro.

      Beijinho :)

      Eliminar
  4. Concordo contigo em certo ponto, ha falta de categorias nos blogues, principalmente na área da cultura em geral e em particular uma vez que temos optimos blogues de musica e cinema que também deveriam ter o seu destaque. No entanto eu nao acho que este ano tenham mais dsstaque os blogues das estrelas, visto que tens 7 blogues de caras conhecidas num universo de 60 blogues, o que da um total de 12% nem é assim tanto uma vez que toda a gente neste momento tem blogues. Acho que o ano passado o concurso foi bem mais vergonhoso e a media capital teve noção disso e esta a remendar o seu erro do melhor jeito que consegue. E com isto acho que devias apoiar super a Jael Correia do Coquette à Portuguesa porque ela é a melhor e devia sim ganhar a Inês Franco, porque nada nela foi garantido e ela esforça-esforça-se imenso e merece ganhar.

    Um beijinho, Diana

    daily-pursuits.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diana

      Tens razão nesse aspecto, do ano passado para este a Media Capital conteve-se mais. Mas sejamos honestas o ano passado houve barracada da grande. E apoio sim a Jael, sinceramente não tenho apreço pela Inês Franco. De qualquer forma quando um blogue tem um gestor de conteúdos que à parte do seu "rosto" é quem escreve os artigos algo está muito errado. Ainda há um longo caminho a percorrer. E definitivamente a cultura está completamente esquecida em todas as suas vertentes.

      Beijinho

      Eliminar
  5. É um tema que sinceramente não vou nem quero abordar. Porque acho tão fantchada que não merece o meu tempo.

    Beijinhos
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
  6. Nada a acrescentar! Muito bom mesmo! o que tinha em mente, acho que deixaste aqui bem claro :)

    Gostei!
    Vou seguir.

    xx
    www.trendsandfashionblog.pt

    ResponderEliminar
  7. Já comentei noutro post a minha opinião e volto a dá-la aqui. Eu não concordo com a nomeação de blogs de pessoas famosas como atrizes ou apresentadoras que já eram conhecidas antes de criarem o seu blog e, por isso, independentemente da qualidade do blog terão sempre muito impacto porque os portugueses têm imensa curiosidade de saber o que os famosos fazem e vestem. Quanto à parte das equipas eu não concordo na totalidade, uma vez que por vezes os grandes blogs e canais que já têm equipas conseguiram crescer e chegar a este nível porque trabalharam muito e têm muita qualidade tendo começado completamente sozinhas. Espero que tenhas compreendido a minha opinião!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/09/a-busca-pelas-calcas-perfeitas.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Beatriz
      Sim entendo completamente, o meu Crónicas de uma Leitora já teve 10 pessoas a escrever nele mas cada um assinava o seu nome e cada um tinha o seu propósito, agora somos 4 lá cada uma com o seu propósito mas lá está assinamos o nosso nome e todos sabem quem escreve o quê. No caso destes blogs o que me incomoda é mesmo o facto de nem sequer escreverem os seus conteúdos e terem pessoas contratadas para o efeito. Mas claro que compreendo o que queres dizer e em parte concordo com o que dizes sim ;)

      Beijinho

      Eliminar
  8. Ganhaste uma nova seguidora aqui para o teu cantinho, isto porque eu concordo com tudo o que aqui escreveste.
    Tenho um Blog: Simply by Cristina, interessante que o teu também é um Simplesmente...Vera e sim, sou só eu que escrevo os meus textos, tiro 50 fotos de um prato ou doce que confeciono com o meu telemóvel "rasquinha" mas que fui eu que comprei, mas penso que até ficam bonitinhas as fotos. Faço as minhas publicações por gosto e não por obrigação e não me pagam! Interajo com os mais de 9.000 seguidores que me seguem no Facebook e gosto. Crio laços de amizade e as pessoas que permanecem no meu cantinho gostam e sentem a minha falta se fico muito tempo sem publica.
    Quanto aos Blogs do Ano...também vou ali rir do ridículo que é!
    Beijinhos Vera
    P.S.- Se quiseres visita e segue-me
    http://cristinatbernardo.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/simplybycristina/

    ResponderEliminar
  9. Completamente de acordo contigo.
    Sem tirar nem por. Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Vera.... os blogs deles, podem mesmo ser blogs, e devem ser na maioria (não é sei quem são eles, nem vou ver lol) contudo, com bons templates bem trabalhados, metes um WordPress profissional e nem notas que é um blog.

    E sim, concordo com tudo o que dizes rapariga. ��
    Força neste novo projeto.
    Kiss

    ResponderEliminar